Total de visualizações de página

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Resenha do Filme: Germinal, adaptado da obra de Émile Zola.

RESENHA

Filme: Germinal, adaptado da obra de Émile Zola.

OLIVEIRA, Taysen Caroline Modzinski de, Curso de Letras, Universidade Estadual do Paraná de Paranavaí, Paraná, Brasil.

O filme Germinal retrata a dura realidade do século XIX aos proletariados que com a Revolução Industrial viraram escravos das maquinas e da sobrevivência, e alimentavam os burgueses da época. O filme Germinal produzido pela França em 1993 e foi baseado na obra de mesmo nome de Émile Zola. O filme foi dirigido por Claude Berri e contém 160 minutos de duração e conta com um grande elenco, entre eles Gérard Depardieu incorporado no personagem amoroso e valente Toussaint Maheu, Miou Miou como a mãe defensora Maheude. O filme conta a história de um desempregado chamado Étienne Lantier que chega a uma região carbonífera a procura de emprego, Étienne vai a uma mina e consegue um emprego como mineiro, no primeiro dia faz amizade com Toussaint e sua filha Catherine. Étienne conforme vê a situação de extrema miséria que aqueles mineiros viviam, o dinheiro pago que mal dava para comprar pão, decide liderar uma greve contra os patrões que eram os burgueses e viviam em luxuoso conforto as custas do suor e das mortes dos proletariados das minas. Porém a greve trouxe muita fome e morte, Étienne sofria pelas pressões dos proletariados com as necessidades de pão que a greve gerou, de sua paixão frustrada por Catherine(que estava apaixonada por Étienne também mas estava morando com Chaval), e a morte de Toussaint que enfrentou o exercito e levou um tiro pela afronta; ele cede a greve e vai trabalhar. No dia em que Étienne volta ao trabalho acontece um grande desmoronamento e Étienne fica preso com alguns outros empregados da mina e vão todos a procura de uma saída em uma antiga mina, mas por conta de desmoronamentos menores durante o caminho, Étienne e Catherine ficam presos e Chaval depois os encontra, Chaval cheio de cólera e frustrado tenta ter relações amorosas com Catherine (eles haviam rompido antes do desmoronamento), mas Étienne com ciúmes e querendo proteger a amada do estupro, mata Chaval. Catherine e Étienne estavam quase sem oxigênio para respirarem mas estavam felizes por finalmente estarem juntos, enquanto isso os trabalhadores da mina que estavam tentando salvar os sobreviventes e então acontece uma explosão pois o irmão de Catherine, Phillippe, desenrosca a lamparina e ocorre a explosão decorrente do gás da mina e Philippe morre,durante dias os mineiros escavam a procuram de sobreviventes quando finalmente encontram Catherine e Étienne, Catherine morta de fome e Étienne a beira da morte mas vivo. No outro dia, devido ao marido e os filhos mortos que sustentavam a casa e só lhe restando uma única alternativa, Maheude vai trabalhar para manter seus outros filhos e Étienne decide ir embora.

            O movimento literário Realismo surgiu devido ao desgaste do Romantismo, cansados do subjetivismo, os novos autores buscavam nas descobertas cientificas um modo para inspirarem-se a criarem um novo tipo de literatura, na teoria comparativa da evolução de Charles Darwin, nas experiências que Pasteur observa e descobre os organismos microscópicos, Lamark que estabelece as bases concretas para a biologia, tudo isso gera aos novos autores ideias de que somente através da observação e experiências que visem apenas na realidade, em o que eles podem ver, o que é verdade, aplicar o conceito de observação e dedução dos fenômenos ocorridos em suas histórias e conforme o meio, os personagens seriam influenciados em seus destinos, é então nesse rumo que a literatura caminha. No filme a situação de sofrimento dos proletariados é claramente uma alusão ao Realismo, onde o filme decorre apenas da vida comum dessas pessoas, da realidade, do que realmente acontecia com elas. Através da analise de suas situações é que o telespectador observa essa realidade e dependendo o tipo de comportamento e meio que essa personagem vive, o leitor pode deduzir qual será seu destino. Em Germinal, Étienne é um revolucionário que oscila em seus ideais, mas sempre é perseverante em situações boas ou ruins, ele representa no filme e no livro a ideia de perseverança, na literatura Realista, cada personagem representa um tipo de pessoa que pode existir no mundo real e mostra o que sua personalidade pode causar, no caso de Étienne, sua perseverança causou muita destruição pois o meio não lhe proporcionava sucesso em seus ideais. Outra característica do Realismo é a critica social, no filme Germinal fica a critica da exploração dos proletariados pelos burgueses e a luta desarmada dos proletariados contra o exército que ironicamente defende a burguesia da fúria dos proletariados. Há também a descrição do presente no filme que se inspirou na obra que fora publicada em 1850, portanto o filme tem que representar o contexto de época de acordo com o que era presente quando o livro foi publicado.

            Não só Realista, o filme entra dentro de outra questão literária, o Naturalismo, baseado também na teoria das evoluções de Charles Darwin, o Naturalismo na literatura se manifesta através de que o meio influencia a característica psicológica do personagem, essa característica psicológica em Germinal é da sobrevivência, trabalhar para comer, portanto as personagens viviam para trabalhar e o trabalho gerava seu pagamento, a comida; outra característica do Naturalismo é o instinto que leva o personagem a agir da forma que age no romance, em Germinal, o sexo era uma forma de aliviar as tensões, as pessoas faziam sexo como animais em Germinal, alguns exemplos disso encontramos quando Chaval após ter “pagado” a fita a Catherina, fica claro que suas intenções eram de ter relações sexuais com Catherina, forçando-a a dar algo em troca do que ele pagou(sexo), mesmo Catherina não querendo, ele a força; outro exemplo do filme é quando Toussaint após um dia duro de trabalho enquanto tomava banho, força sua esposa a fazer sexo com ele como forma de aliviar suas tensões. Embora Étienne espere por Catherine, ele não demonstra seus instintos, ele é portanto um elemento romântico do filme, tanto em esperar Catherine como por seus ideais revolucionários.

            O filme é uma ferramenta interessante, pois nos leva a entender o contexto de época, a luta dos trabalhadores, e como esse contexto esta presente mesmo que de forma diferente, em nosso cotidiano, onde as pessoas de classes altas exploram os trabalhadores que precisam do emprego para sobreviverem e a falta de direitos que mesmo hoje no século XIX ainda existe, como a impossibilidade de greve aos trabalhadores, onde o “burguês” ameaça o trabalhador com a demissão ou a falta de pagamento por um direito que é seu. Infelizmente essa realidade ainda é presente.






Referências:


Germinal (filme – 1993). Wikipédia, a enciclopédia livre. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Germinal_(1993)
Acesso em: 03 jul. 2014.

BRAS, Luiz. Crítica: “Germinal”, de Émile Zola, incita proletários contra a burguesia. Folha de São Paulo. Postado em 20/04/2013 às 04h07min. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/ilustrada/2013/04/1265381-critica-germinal-de-emile-zola-incita-proletarios-contra-a-burguesia.shtml
Acesso em: 03 jul. 2014.

CABRAL, Marina. O Naturalismo. Brasil Escola. Disponível em: http://www.brasilescola.com/literatura/o-naturalismo.htm
Acesso em: 03 jul. 2014.

Germinal. Youtube. Canal CGT Catalunya. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=XFs0LCnW-lM
Acesso em: 03 jul. 2014.


BARBOSA, Zilda Ferreira. Apostila de Literatura Portuguesa II - 4º série – Letras – 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário