Total de visualizações de página

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Semana do saco cheio

Haha,é uma semana sem aulas na minha faculdade, mas pensa, os professores só passam trabalhos, tenho que fazer uma entrevista, alias umas 3 para ver qual é a melhor, vou entrevistar minha própria mãe! É sobre o dialeto das pessoas da minha região[Noroeste do Paraná], temos que entrevistar uma pessoa que tenha um sotaque diferente, que veio de outra região ou país e more na nossa região, faz parte de uma pesquisa da nossa louca professora de Lingüística, estava lendo aqui um livro interessantíssimo de Lingüística, se possível vou comprá-lo nas férias, tive vários problemas em Advérbios, não é difícil mas a algumas exceções e etc, as vezes na oração ele não é um advérbio e sim uma locução adverbial, bem ela tentou ensinar isso, mas nossa professora não sabe explicar de maneira explicita a matéria, enfim, a faculdade de Letras é fascinante e ao mesmo tempo difícil, uma matéria terrivelmente cansativa é Latim, embora na parte que estamos estudando agora não seja, que são as literaturas latinas, aprendi que os romanos não tem criatividade alguma e copiaram tudo dos gregos! Estamos estudando sobre Catulo, aquele cara só escrevia poemas de declaração a sua "Lésbia", na época ele não era nada, mas hoje é o mais famoso dos poetas novos, adorei estudá-lo seus poemas, nossa vários deles eram em resposta de brigas e etc com amantes de sua amada Lésbia, deixe-me ver se acho algum poema de Catulo.

Ó Aurélio, brochista, ó Furio paneleiro,
a vós que, sendo meus leves versos voluptosos,
por eles devasso me julgaste,
eu vos hei-de enrabar e embrochar.

Claro que Catulo escrevia suas poesias de amor a sua Lésbia.

Gozemos a vida, Lésbia, fazendo amor,
desprezando o falatório dos velhos puritanos.
A luz do sol pode morrer e renascer
mas a nós, quando de vez se nos apaga a breve luz da vida,
resta-nos dormir toda uma noite sem fim.

Enfim, adorei compartilhar sobre Catulo, embora eu que sou uma mera estudante do 1º ano não sei muito a respeito, mas nesses tipos de aulas de "história" presto muita atenção e me agrada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário